Velocímetro

Gasolina ou Diesel, veja as características de cada um

Você já deve ter visto diversos veículos movidos a diesel e se perguntado: E agora? Gasolina ou diesel? Os combustíveis têm suas diferenças na hora de mover um veículo e vamos explicar todos os detalhes para você.
Conheça as vantagens e desvantagens de escolher um veículo a gasolina e a diesel para fazer a melhor compra possível, com conhecimento de causa!

Características do diesel

Abastecendo
O diesel é um combustível que trabalha em baixas rotações e alta compressão. Portanto, o funcionamento de motores a diesel tende a ser mais simples.
O combustível é utilizado em ônibus, caminhões, locomotivas, embarcações marítimas, furgões, utilitários de tração 4x4, entre outros veículos de grande porte.
O diesel é indicado para veículos mais pesados porque auxilia o motor a gerar um torque mais forte. Desta forma, uma subida é encarada com muito mais facilidade com esse tipo de combustível, independentemente do porte do veículo.
Os automóveis movidos a diesel tendem a ser mais caros, contudo, a durabilidade das peças é maior e o gasto com combustível pode chegar a 30%, o que representa um alto nível de economia.
O maior preço também se deve ao fato de os motores movidos a diesel serem dotados de alta tecnologia. Por isso é possível comparar versões de uma picape, por exemplo, e notar o valor mais elevado nas versões a diesel.

Meio ambiente

Meio Ambiente
Uma desvantagem do motor a diesel é que as emissões de gases poluentes são muito maiores. Os barulhos também são mais altos, assim como as vibrações. Materiais isolantes, abafadores, catalisadores e filtros podem auxiliar em ambos os problemas, contudo, se os itens estiverem em mau estado de conservação, a poluição fica ainda mais forte.
Se você é uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente, deve ter a consciência de que os motores a diesel são tão poluentes que o Brasil é um dos poucos países que ainda proíbe o uso do combustível em carros de passeio. A lei existe desde 1976.
Desta forma, estão autorizados a funcionar com motor a diesel apenas picapes com carga acima de uma tonelada, veículos utilitários de tração 4x4, furgões, caminhões, embarcações, ônibus e outros veículos de grande porte.
Para se ter uma ideia, um estudo da USP mostrou que os ônibus e caminhões representam em torno de 5% da frota da Região Metropolitana de São Paulo, mas emitem quase metade dos poluentes cancerígenos encontrados na atmosfera, por conta do óleo diesel.

Manutenção

Revisão
Por fim, outro fator que deve ser levado em consideração é o preço de manutenção dos veículos abastecidos a diesel. Apesar de terem maior durabilidade, o valor para conserto é muito mais alto e o número de oficinas especializadas nesse tipo de motor é menor, tornando a manutenção um pouco mais restrita.

Características da gasolina

Gasolina
Por ser mais comum, a gasolina é um combustível mais simples de ser apresentado. As grandes vantagens com relação ao diesel são o preço menor de compra de veículos, manutenção mais barata e fácil de encontrar, um motor menos poluente e mais silencioso.
As desvantagens, porém, também devem ser consideradas. A gasolina é mais cara que o diesel, tem maior consumo, menor durabilidade do motor e entrega menos torque. Portanto, em um veículo mais pesado, a gasolina não é o combustível mais indicado.
A gasolina é um combustível eficiente em arrancadas e gera mais potência nas pistas. Portanto, para quem gosta de acelerar, deve considerar essa característica.
Por fim, se você optar pela gasolina aditivada, terá benefícios extra, como a limpeza de bicos injetores, velas, válvulas de admissão e câmara de combustão. A premium, por sua vez, é indicada para veículos de alta performance.
Agora que você já sabe o que cada combustível pode fazer, já está na hora de tomar uma decisão. Confira o estoque de veículos da concessionária Saga e escolha o melhor para você!

Regiões de atendimento

Como agendar a revisão?

A Saga é uma das maiores concessionárias do país e possui lojas em Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia. Para agendar sua revisão, clique aqui e preencha o formulário.