Pneu de um veículo

Como escolher o pneu correto para seu carro?

Você sabe como escolher o pneu correto para o seu carro?
Quando vamos cuidar do nosso carro, pensamos em vários detalhes: limpeza, troca de óleo, revisão de peças, água no radiador, nível de combustível, entre outros itens.
Entretanto, acabamos, muitas vezes, nos esquecendo de quatro itens muito importantes, que sustentam o carro e o levam para o caminho correto: os pneus.
Como você está cuidando dos pneus do seu carro? Na hora de fazer uma troca, você sabe como escolher o modelo ideal?
Se nunca parou para pensar nisso, não precisa se preocupar. Nós preparamos para você dicas de como cuidar dos pneus do seu carro!

Como escolher o pneu correto?

Pneu
Ao comprar um pneu novo, você deve observar a etiqueta que traz classificações sobre resistência ao rolamento, aderência em piso molhado e ruído externo.
As avaliações fazem parte da nova regulamentação, que passou a ser obrigatória em 29 de abril de 2018, por meio da Portaria 544/2012 do Inmetro.
A chamada ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) te mostra classificações de A a G para os critérios estabelecidos, sendo A o mais eficiente e G, o menos.
Para saber o que você deve priorizar, é preciso antes entender o que cada critério significa.
Quando você prioriza a resistência ao rolamento, você consegue um menor consumo de combustível. Além disso, você também contribui para a redução de emissões de gases poluentes.
A aderência ao piso molhado, por sua vez, mede a distância percorrida pelo automóvel após o acionamento do freio em um ambiente em que o solo está molhado. Quanto menor a distância, maior é a nota de aderência, pois a segurança é mais eficaz.
Por fim, a nova regra também classifica o grau de ruído externo. A regra é de que os carros de passeio devem emitir até 75 dB.
Outra dica para comprar um pneu novo é optar pelos originais, que trazem um código que te ajuda a definir qual o modelo ideal para você.
O número vem no seguinte formato: P175/70R13 82H.
A letra P indica que o pneu é para carros de passeio. A centena 175 indica a largura do pneu em milímetros. O número 70 é o percentual entre a altura e largura, no caso, 70%. O R indica que o pneu é de construção radial, o 13 traz o diâmetro interno e, por fim, o 82H mostra a capacidade de carga de cada pneu. Neste caso, 82 kg.

Outras dicas escolher o pneu correto para seu carro

Pneu
Para saber quais as configurações ideais, não precisa se sentir confuso. No manual do carro consta exatamente o que o seu veículo precisa quando o assunto é um pneu novo.
Após fazer a compra do pneu correto para o seu veículo, não se esqueça de calibrar com frequência, avaliar a pressão e notar que, se o carro estiver “puxando” para um dos lados, é preciso fazer um alinhamento e balanceamento no mecânico, para evitar o desgaste desigual dos pneus do seu carro.
Seguindo essas dicas, você terá a certeza de que está garantindo a segurança de todos que estão dentro do seu veículo.

Regiões de atendimento

Agende uma revisão

A Saga é uma das maiores concessionárias do país e possui lojas em Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia. Para agendar sua revisão, clique aqui e preencha o formulário.