Interior de um veículo

Como cuidar melhor do seu carro

Todos que têm um carro querem que o veículo esteja sempre funcionando, para ser útil toda vez que for preciso. A limpeza, conservação e beleza também são itens importantes para muita gente.
Se você preza por qualidade, não basta somente comprar um carro novo ou um seminovo bem conservado. É preciso que você tome alguns cuidados específicos para ter um veículo sempre bonito e, acima de tudo, pronto para pegar a estrada sempre que for necessário.

Dicas de manutenção para seu carro

Pneu
Se você quer um carro que funcione sempre que você precisar, deve prestar muita atenção em todas as recomendações de manutenção para o seu veículo. Ao longo da vida útil de qualquer modelo, é preciso prestar atenção em alguns itens que são essenciais para o bom funcionamento de todo o sistema do carro.
Antes de tudo, siga as recomendações detalhadas no manual do proprietário do veículo. Outra dica importante é prestar atenção no que o carro está te dizendo, por meio do painel, que traz informações em tempo real sobre o status das peças e componentes.
Se alguma luz estiver acesa, por exemplo, indicando algum problema com os freios ou motor, nunca hesite em procurar um mecânico o quanto antes. Muitas vezes, um detalhe pode virar um grande problema, se não for verificado com agilidade.
Outro ponto importante é checar sempre o nível de óleo do motor e dos freios. Portanto, preste atenção nas datas de troca e confira, em casa mesmo, se o marcador do lubrificante está mostrando níveis satisfatórios. Se não estiver, considere uma troca de óleo, mesmo que não esteja na época de fazê-lo.
Não é muito recomendado completar com óleo novo em cima do lubrificante que já está sendo usado há um tempo. Contudo, se for uma emergência e for necessário completar, não há grandes problemas, desde que a manutenção correta seja feita posteriormente.
Outra dica de manutenção é calibrar os pneus sempre que possível. Ficar de olho nesse aspecto evita um desgaste desnecessário, pois trafegar com pneus murchos, além de diminuir a segurança e o desempenho na estrada, pode causar danos. Verifique no manual do proprietário a pressão correta para calibragem.

Importância da revisão

Revisão
Além de notar item por item, é preciso levar o carro para uma revisão periódica. Em geral, a visita ao mecânico deve ocorrer anualmente ou a cada seis meses, dependendo das recomendações do fabricante.
Em uma revisão, além de fazer as trocas necessárias, também é possível verificar o estado das peças e providenciar uma troca ou reparo antes que um componente danificado vire um problema maior e prejudique outras peças primordiais.
Um exemplo claro disso é que uma simples falta de lubrificante ou óleo muito sujo pode fundir o motor do carro. Falta de manutenção nos freios, por exemplo, pode causar acidentes graves na estrada, comprometendo a segurança dos passageiros, do motorista e de terceiros nas pistas.

Aparência do seu carro

Lavagem de carro
Tão importante quanto cuidar da parte funcional do veículo é mantê-lo limpo. A limpeza não é importante somente para a aparência do carro, mas para garantir o bom funcionamento de todos os componentes.
Em alguns locais, a sujeira pode impedir algumas peças de funcionar apropriadamente, além de deixar manchas irreparáveis a longo prazo. Portanto, deixe a preguiça de lado e deixe seu carro limpo sempre que possível!

Regiões de atendimento

Como agendar a revisão?

A Saga é uma das maiores concessionárias do país e possui lojas em Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia. Para agendar sua revisão, clique aqui e preencha o formulário.