Eles darão adeus: carros que vão sair de linha em 2026

Eles darão adeus: carros que vão sair de linha em 2026

Veja os carros que vão sair de linha em 2026: Camaro, Toyota Yaris e mais darão adeus por eletrificação e Proconve L8.

Data da postagem: 28/10/2025

Eles darão adeus: carros que vão sair de linha em 2026

No dinâmico mercado automotivo brasileiro, a mudança é constante e, para o ano de 2026, teremos alguns carros que vão sair de linha no catálogo nacional. 

A notícia serve como um alerta para quem pensa em trocar de carro ou investir em um modelo novo: esta pode ser a última chance de garantir uma unidade 0 km desses veículos que já marcaram a história. 

Se você tem um carinho especial por algum deles ou busca um carro com mecânica consolidada, o momento é agora!

Para te ajudar a entender o cenário e saber onde concentrar sua busca, o Grupo Saga detalha os motivos e os modelos que estão com os dias contados.

A despedida dos clássicos: razões para a saída de linha

A decisão de tirar um carro de linha é complexa e, em 2026, está ligada principalmente a mudanças nas regras de emissão de poluentes, queda nas vendas e a chegada de novas gerações. 

Foco na eletrificação e hibridização

Muitas marcas estão priorizando o desenvolvimento de motores híbridos e elétricos, seguindo a tendência global de sustentabilidade.

Montadoras como a Chevrolet e a Jaguar estão focando em projetos de eletrificação, o que motivou o fim da produção de modelos icônicos a combustão. 

O Chevrolet Camaro, por exemplo, se despede em 2026 por conta da estratégia global da GM em focar em eletrificação e novos projetos.


Rigidez do Proconve L8 e custo de adaptação

As novas fases do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8) exigem motores mais eficientes e menos poluentes.

Modelos com plataformas ou motores mais antigos enfrentam um alto custo para se adequar aos novos padrões ambientais. O valente Suzuki Jimny Sierra, por exemplo, está em risco justamente por causa das exigências do Proconve L8.

Toyota Yaris (Hatch e Sedan)


O Toyota Yaris, tanto na versão hatchback quanto na sedan, está sendo gradualmente retirado de linha para pavimentar a chegada do seu sucessor: o Toyota Yaris Cross

Esta substituição não é apenas uma renovação, mas uma reorientação estratégica da marca. 

O Yaris atual, embora confiável, usa um motor 1.5 aspirado que exigiria investimentos significativos para se adequar plenamente às exigências futuras do Proconve L8, tornando o custo-benefício da adaptação inviável. A solução é apostar em uma nova plataforma.

  • Motivo principal: chegada do Toyota Yaris Cross e o foco na produção de veículos SUV, mais rentáveis e alinhados à demanda do consumidor.

  • Substituto: o Yaris Cross, que chegará com a grande vantagem de ser o SUV compacto híbrido mais acessível do mercado brasileiro, redefinindo o segmento.

Porsche Macan a combustão

Assim como o Porsche 718, o SUV Macan está passando por uma metamorfose total. 

A Porsche já lançou a nova geração do Macan, que é totalmente elétrica, e a convivência entre as duas motorizações será breve. A versão a gasolina do Macan será descontinuada definitivamente em 2026, com foco total na produção do Macan EV.

  • Motivo principal: priorização da versão elétrica para atender ao mercado de SUVs de luxo.

  • Observação: o Macan a combustão (que ainda está em venda no Brasil) é a última chance de ter um SUV esportivo Porsche com motor a gasolina antes da eletrificação completa do modelo.

Modelos em observação: alta probabilidade de saída em 2026

Além dos confirmados, outros modelos têm futuro incerto no mercado nacional e podem dar adeus até o final de 2026:

Modelo

Risco de Saída

Detalhes e Contexto

Nissan Versa

Alto

O sedan compacto está com as vendas em queda e não tem garantias de nova geração no Brasil. A Nissan está focando em SUVs, e a linha pode ser cortada em alinhamento com a estratégia da América do Norte.

Audi A4 e A7 (a combustão)

Globalmente Confirmado

A Audi está reorganizando seu portfólio. A4 e A7 a gasolina/diesel serão descontinuados globalmente até 2026 para dar lugar a veículos elétricos equivalentes (como o futuro A4 e-tron). As unidades atuais no Brasil vão se esgotar em breve.

Fiat 500e

Médio/Alto

Embora elétrico, o compacto sofre com a autonomia limitada e o preço elevado em comparação aos concorrentes mais recentes no mercado brasileiro. Sua permanência a longo prazo é questionável devido à baixa competitividade.

Por que devo correr para garantir meu modelo?

Apesar da desvalorização ser uma preocupação comum ao comprar um carro que vai sair de linha, há um lado muito positivo: a oportunidade de negócio.

  • Descontos: historicamente, os modelos que estão prestes a ser descontinuados costumam ter os melhores descontos e condições especiais nas concessionárias. É o momento ideal para comprar um carro zero km por um preço que você não veria em outra época.

  • Carros comprovados: muitos desses veículos já tiveram suas mecânicas exaustivamente testadas ao longo de anos, o que garante a confiabilidade e facilita a manutenção, já que as peças são amplamente conhecidas.

  • Edições especiais: modelos icônicos, como o Camaro, ganham edições de despedida que se tornam verdadeiros itens de colecionador, podendo manter o valor ou até valorizar no futuro.

Se você busca um excelente negócio, com preços diferenciados e a qualidade de uma mecânica testada e aprovada, não há tempo a perder. O estoque de modelos que estão na lista dos carros que vão sair de linha em 2026 é limitado e se esgota rapidamente.

Não perca a chance de garantir o seu! Visite as concessionárias do Grupo Saga e aproveite as últimas unidades desses modelos.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: