Saga Institucional | Mudança de Logo | Saiba mais

Por que é importante os fabricantes atualizarem suas identidades visuais de tempos em tempos?

Data da postagem: 15/04/2021

Por que é importante os fabricantes atualizarem suas identidades visuais de tempos em tempos?

Se você é atento ao mundo automotivo já deve ter reparado que, ultimamente, diversas marcas importantes do segmento modificaram seu visual. Afinal, por que isso ocorre de tempos em tempos? Por que essa “onda” de mudanças? Alguma razão específica?

Sim, existe um motivo específico e este é bastante simples: as grandes marcas desejam se adequar aos novos tempos, aos modernos conceitos visuais e, claro, às novas exigências estilísticas do mercado.

Isso porque a imagem pela qual a empresa é reconhecida tem elevada importância, o que justifica uma atenção redobrada com a construção de uma identidade visual antenada ao momento e à proposta da marca automotiva.


Logotipo: as mudanças

Duas marcas de alto renome – Volkswagen e Audi -, durante a pandemia, criaram logotipos especiais que têm a missão de fortalecer a ideia do distanciamento social.

Outra fabricante importante que também promoveu mudanças na identidade visual da marca foi a Fiat, que estabeleceu dois pilares nisto que chamou de “reconstrução do ícone visual da marca”.

Explica a Fiat: “O primeiro deles (pilar) é a Fiat Flag, que é a representação visual da italianidade. As quatro linhas homenageiam a origem italiana da companhia d eum modo único e atual. O segundo ícone visual é o Fiat Script, que substitui o escudo bordô. Além de carregar a história da marca, traz mais simplicidade e modernidade para visualizar a identidade da marca”.

De modo geral, o recente fenômeno de atualização visual passa também pela nova fase de disseminação de motores híbridos e elétricos no mercado. Com isso, as fabricantes planejam mostrar a preocupação com questões de momento – como tecnologia, sustentabilidade e preocupação ambiental.

Quem também promoveu mudanças significativas no logotipo foi a BMW, que aplicou ao novo desenho os seguintes pilares da empresa: eletrificação, conectividade, compartilhamento e autonomia.

A partir dos traços mais limpos aplicados em geral pelas fabricantes, com menos detalhes como simulações de 3D, os logotipos modernos tendem a garantir um reconhecimento mais rápido da marca nas plataformas digitais.

Isso inclusive tem garantido a confecção de versões mais minimalistas, pelas marcas, para, assim, “despoluir” a visão em telas cada vez menores.

E aí, gostou de aprender por que as fabricantes de carros têm modificado os seus logotipos? Então continue acompanhando o Grupo Saga pelos nossos blogs e redes sociais – sempre com novidades e curiosidades como esta.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: