Mitos e verdades sobre o motor Flex

Mitos e verdades sobre o motor Flex

Data da postagem: 14/06/2022

Mitos e verdades sobre o motor Flex


O motor flex possibilita que você varie no abastecimento entre etanol e gasolina, se adaptando aos dois tipos de combustível quando entram no tanque. A versatilidade, liberdade e economia deixam o motor muito atraente.


Apesar de estar há muitos anos no mercado e ser uma opção popular entre os brasileiros, existem dúvidas comuns sempre que se fala em um motor flex, desde a manutenção até o abastecimento.


Viemos trazer respostas sobre alguns mitos e verdades, confira.

Não posso misturar os combustíveis - Mito


Não existe nenhuma restrição quanto a isso.


Tenha total liberdade de escolher entre etanol ou gasolina, e não precisa esperar que um ou outro acabe para abastecer. 

É preciso manter o motor ligado após abastecer - Verdade 

Quando acontece a troca de um combustível para o outro é recomendado que você mantenha o motor ligado para o sistema identificar com qual deles está lidando.

O motor vicia em um tipo de combustível - Mito


Quanto você pode abastecer o seu veículo apenas com etanol ou apenas gasolina frequentemente sem que o motor fique viciado? A resposta é: o quanto quiser.


O motor flex se adequa automaticamente ao combustível que entra no tanque, sem a necessidade de um rodízio entre eles. 


Um motor monocombustível tem mais potência. - Verdade

Motor flex tem desempenho menor que o monocombustível, que foi feito para se adaptar com precisão a um único tipo de combustível, enquanto o motor flex se divide para se adaptar ao etanol e a gasolina, optando pelo meio-termo.


Abastecer apenas com etanol danifica o motor - Mito

Aqui a dúvida existe por causa do conhecimento que o etanol é mais corrosivo que a gasolina. Apesar de ser verdade, não é uma preocupação, já que o veículo 


Andar com o tanque na reserva é prejudicial – Verdade

Evite ao máximo! Sempre que você anda com o tanque na reserva está prejudicando o seu motor. Com a poluição causada por sujeiras no restante de combustível, pode haver danificação em casos extremos. O alerta serve tanto para etanol quanto para gasolina.


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