Licenciamento atrasado: saiba como resolver essa questão

Licenciamento atrasado: saiba como resolver essa questão

Data da postagem: 15/03/2023

Licenciamento atrasado: saiba como resolver essa questão

Se você possui um veículo, sabe que uma das obrigações anuais é o pagamento do licenciamento. No entanto, às vezes, por motivos diversos, esse pagamento pode acabar sendo esquecido e atrasado. 


Quando isso acontece, é comum que surjam dúvidas sobre como regularizar a situação. Para ajudar nessa questão, preparamos esse artigo com as principais dúvidas sobre o pagamento de licenciamento atrasado.


Quais são as consequências do atraso no pagamento do licenciamento?


O primeiro e mais importante ponto a se destacar é que circular com o veículo com o licenciamento atrasado é ilegal. Além disso, a falta do licenciamento pode gerar multas e pontos na carteira, além de impedir a renovação do seguro obrigatório (DPVAT) e a realização de transferência de propriedade.


Como posso consultar se meu licenciamento está atrasado?


A consulta do licenciamento pode ser feita no site do Detran do seu estado ou em aplicativos que disponibilizam esse serviço. É importante lembrar que, mesmo que você não tenha recebido o documento de licenciamento em casa, é sua responsabilidade realizar o pagamento dentro do prazo.


Como faço para regularizar o licenciamento atrasado?


Para regularizar o licenciamento atrasado, é necessário quitar todos os débitos referentes ao veículo, como IPVA, multas e taxas de licenciamento. Após o pagamento, é preciso agendar a vistoria do veículo e retirar o novo documento do licenciamento.


Posso parcelar o pagamento do licenciamento atrasado?


Sim, é possível parcelar o pagamento do licenciamento atrasado, mas isso varia de acordo com o Detran de cada estado. Em alguns casos, é necessário pagar uma entrada e parcelar o restante em até 12 vezes. Já em outros, é possível parcelar em até 18 vezes sem entrada.


O que acontece se eu não pagar o licenciamento atrasado?


Se o licenciamento ficar atrasado por mais de um ano, o veículo poderá ser considerado como "sucata" e terá que ser leiloado pelo Detran. Além disso, o proprietário será impedido de renovar o documento do veículo e poderá ter problemas para transferi-lo para outra pessoa.


Como faço para pagar o licenciamento atrasado?


Para pagar o licenciamento atrasado, basta emitir a guia de pagamento no site do Detran ou no aplicativo do órgão, e escolher a forma de pagamento. É possível pagar à vista, no cartão de crédito ou parcelar, como já mencionado.


É possível pedir a redução ou o cancelamento da multa de licenciamento atrasado?


Em alguns casos, é possível pedir a redução ou o cancelamento da multa de licenciamento atrasado, mas isso varia de acordo com a legislação de cada estado. Geralmente, é preciso comprovar que houve um erro do órgão ou apresentar uma justificativa plausível para o atraso no pagamento.


Qual a melhor maneira de evitar o atraso no pagamento do licenciamento?


A melhor maneira de evitar o atraso no pagamento do licenciamento é se programar para o pagamento dentro do prazo. Além disso, é importante ficar atento às datas de vencimento e às formas de pagamento disponíveis no Detran do seu estado.


Outra dica importante é utilizar os serviços de lembrete de pagamento, disponíveis em aplicativos de bancos e outras plataformas. Assim, você receberá um aviso com antecedência sobre o vencimento do licenciamento e poderá pagar em dia, evitando multas e transtornos.



Agora que você sabe como pagar o licenciamento atrasado e quais são as consequências disso, não deixe a burocracia te pegar de surpresa! Fique atento às datas de vencimento e utilize as ferramentas disponíveis para evitar atrasos e multas.


Lembre-se também de que, além do licenciamento, é preciso estar em dia com outros impostos e taxas, como o IPVA e o seguro obrigatório. Dessa forma, você garante a regularidade do seu veículo e pode circular tranquilamente pelas ruas e estradas do Brasil.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: