Post

Conheça os carros que inspiraram a criação do Rock

Data da postagem: 14/07/2020

Conheça os carros que inspiraram a criação do Rock

No dia 13 de julho, celebrou-se o Dia Mundial do Rock. E como carro e “rock n’ roll” têm tudo a ver, decidimos contar aos nossos leitores como os carros serviram de importante fonte de inspiração para que esse gênero musical surgisse.

Isto mesmo! E é esta história que passamos a contar: tudo começou no pós-crise de 1929, quando a Cadillac vivia tempos tenebrosos, de severa crise. 

Inclusive, para se ter uma ideia do preconceito tristemente existente à época, a Cadillac não comercializava seus produtos aos negros, acreditado que os carros de luxo deveriam ser restritos aos brancos.


Pois bem, somente em 1947, após ampla reestruturação interna, a marca autorizou a venda a esse público racial. Um ex-boxeador negro comprou então um Cadillac.

Integrante de uma banda, este boxeador negro, após a aquisição que se tornaria histórica, compôs uma música intitulada “Cadillac Boogie”, em homenagem ao carro. Há, inclusive, quem diga, embora haja controvérsias, que este foi o primeiro rock.

Cinco anos mais tarde, em 1952, Jackie Brenston lançou a música “Rocket 88” em tributo ao mais vendido naquele momento nos Estados Unidos – o Oldsmobile 88.

A canção fez um sucesso estrondoso, passando a ser considerada por muitos especialistas como o nascimento de um gênero – no caso, o rock n’ roll.

Carro e Rock n’Roll: a consolidação

E não para por aí a ligação do carro com o rock and roll. Um caso clássico, o qual contribuiu decisivamente para a consolidação da afinidade entre os dois temas, é o do Rei do Rock, Elvis Presley, que era fascinado por Cadillacs.

Ele possuía, em sua casa, uma vasta coleção, com diferentes modelos de Cadillacs, que inclusive chegaram a integrar filmes e clipes gravados pelo astro.

Para se ter uma ideia do tamanho do fascínio de Elvis Presley pelo Cadillac, em um Natal, ele comprou 32 modelos da marca, sendo um para ele e outros 31 para presentear os amigos.

Os estudiosos da vida do Rei do Rock calculam que Elvis Presley teve, ao todo, mais de mil carros. Os Cadillac teriam chegado a mais de 400 – o que comprova como a marca era a preferida do Rei do Rock.

Gostou de aprender mais sobre a ligação do carro com a criação do Rock? Então continue acompanhando o Grupo Saga pelos nossos blogs e redes sociais – sempre com novidades e curiosidades como esta.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: