Conheça em detalhes cada tipo e categoria de carro disponível no merca

Conheça em detalhes cada tipo e categoria de carro disponível no mercado

Data da postagem: 10/05/2022

Conheça em detalhes cada tipo e categoria de carro disponível no mercado


Muitas vezes, na hora de trocar de carro, você não sabe nem mesmo que tipo de veículo deseja, muito menos qual o modelo que pretende adquirir. Sabendo disso, preparamos este artigo no blog do Grupo Saga, a fim de te orientar em relação às diferentes categorias de carros existentes.

Antes, no entanto, é importante você identificar qual benefício deseja a partir do seu novo carro: praticidade, economia, espaço? Podem ser diversas as demandas.

Identifique a sua e entenda, a partir deste artigo, qual delas irá atendê-lo da forma mais prática possível. Confira!

Carro hatch

Em primeiro lugar, é preciso entender o termo hatch, que vem de hatchback, palavra inglesa usada para se referir a carros com uma traseira com comporta.

Ou seja, como o próprio nome já diz, os hatches têm uma porta em sua traseira, diferenciando-se de outros modelos, como o sedan — que tem uma espécie de “tampa”.

Os veículos dessa categoria apresentam um tamanho compacto e oferecem algumas vantagens, como boa dirigibilidade e maior facilidade para manobrar. 

Em regra, esses carros hatches são mais econômicos devido ao seu tamanho e muito populares entre os motoristas mais jovens. 

Carro sedan

Já os carros dessa categoria possuem a estrutura dividida em três partes: capô, área dos passageiros e porta-malas e atendem principalmente aos consumidores carentes de um amplo porta-malas para suas atividades. 

Além disso, eles são ideais para famílias um pouco maiores, visto que normalmente têm um espaço interno maior e conseguem acomodar todos de forma confortável. 

Na hora da troca por um modelo superior, os sedans ganham vantagens até por apresentarem um maior valor de revenda.

Carro picape

Este nome, picape, deriva da expressão inglesa pick-up, que indicam um tipo de veículo com uma caçamba na parte traseira. Este tipo de carro é indicado para aqueles que necessitam fazer o carregamento de cargas rotineiramente. 

Consideradas muito versáteis, elas podem funcionar também como carros para o dia a dia, visto que o seu compartimento de carga é separado da cabine de passageiros.

Carro SUV

Da mesma forma, é importante, primeiro, explicar a sigla SUV, que significa Sport Utility Vehicle - em tradução livre, “veículo utilitário esportivo”. 

Cada vez mais popular nos últimos anos, essa categoria apresenta veículos robustos, com altura em relação ao solo e comodidade interna maiores.

Devido à sua estrutura, os SUVs também apresentam um maior conforto na direção. Recentemente, o mercado automobilístico tem investido em SUVs mais compactos, como é o caso do Ecosport, Tucson, Creta, entre outros. 

Qual a melhor categoria?

Esta resposta é fácil: DEPENDE. Isso porque o que vai determinar a melhor categoria são as suas necessidades e pessoalidades. 

Por exemplo, uma picape pode ser extremamente útil para uma pessoa que necessita carregar carga com frequência, mas não para alguém que precise levar os filhos para escola todos os dias.

Antes da compra de um automóvel, é importante analisar diversas variáveis, como preço, economia, IPVA, utilidade, entre outros aspectos. Dessa forma, você estará escolhendo um automóvel que irá atender às suas demandas.

A propósito, aqui no Grupo Saga, temos todas as categorias de carros e os mais variados modelos. Que tal aparecer e conferir o estilo que mais se adequa às suas necessidades?

Venha hoje mesmo à Saga mais perto de você!







Compartilhe esse artigo nas redes sociais: