Para muitos motoristas, não há nada que possa substituir a praticidade e o conforto que sentem ao dirigir um carro automático. Tudo isso porque, ao dirigir, não é necessário pensar em mudar as marchas manualmente, prestando atenção no giro do motor.
Outra vantagem do carro automático é que quem está dirigindo pode descansar a perna esquerda e o braço direito. O fato de não precisar tirar a mão do volante garante a segurança na direção, aumentando a estabilidade.
Portanto, para que a direção seja feita com segurança, mesmo por quem está acostumando com um carro manual, uma dica é valiosa: esqueça o pé esquerdo. Por conta da sensibilidade, se você for destro (a), é mais seguro que você utilize o freio com o pé direito para evitar falhas ou freadas bruscas.
Para efetivamente dirigir, não tem nenhum segredo. Você deve manter o pé no freio e simplesmente mudar a alavanca para a posição desejada: D vai para frente, R vai para trás e N mantém o carro parado e não engatado. O P serve para estacionar o veículo.
Na hora de acelerar, você vai perceber que a aceleração é imediata, não é muito forte, mas é constante. Para que o veículo se movimente, basta tirar o pé do freio e tocar levemente o acelerador. Se estiver em um congestionamento, você não precisa ocar o carro em N quando precisar parar, basta deixar em D e controlar o movimento do veículo utilizando o freio.