Eles darão adeus: carros que vão sair de linha em 2026
Veja os carros que vão sair de linha em 2026: Camaro, Toyota Yaris e mais darão adeus por eletrificação e Proconve L8.
Data da postagem: 28/10/2025
Eles darão adeus: carros que vão sair de linha em 2026
No dinâmico mercado automotivo brasileiro, a mudança é constante e, para o ano de 2026, teremos alguns carros que vão sair de linha no catálogo nacional.
A notícia serve como um alerta para quem pensa em trocar de carro ou investir em um modelo novo: esta pode ser a última chance de garantir uma unidade 0 km desses veículos que já marcaram a história.
Se você tem um carinho especial por algum deles ou busca um carro com mecânica consolidada, o momento é agora!
Para te ajudar a entender o cenário e saber onde concentrar sua busca, o Grupo Saga detalha os motivos e os modelos que estão com os dias contados.
A despedida dos clássicos: razões para a saída de linha
A decisão de tirar um carro de linha é complexa e, em 2026, está ligada principalmente a mudanças nas regras de emissão de poluentes, queda nas vendas e a chegada de novas gerações.
Foco na eletrificação e hibridização
Muitas marcas estão priorizando o desenvolvimento de motores híbridos e elétricos, seguindo a tendência global de sustentabilidade.
Montadoras como a Chevrolet e a Jaguar estão focando em projetos de eletrificação, o que motivou o fim da produção de modelos icônicos a combustão.
O Chevrolet Camaro, por exemplo, se despede em 2026 por conta da estratégia global da GM em focar em eletrificação e novos projetos.

Rigidez do Proconve L8 e custo de adaptação
As novas fases do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8) exigem motores mais eficientes e menos poluentes.
Modelos com plataformas ou motores mais antigos enfrentam um alto custo para se adequar aos novos padrões ambientais. O valente Suzuki Jimny Sierra, por exemplo, está em risco justamente por causa das exigências do Proconve L8.
Toyota Yaris (Hatch e Sedan)
O Toyota Yaris, tanto na versão hatchback quanto na sedan, está sendo gradualmente retirado de linha para pavimentar a chegada do seu sucessor: o Toyota Yaris Cross.
Esta substituição não é apenas uma renovação, mas uma reorientação estratégica da marca.
O Yaris atual, embora confiável, usa um motor 1.5 aspirado que exigiria investimentos significativos para se adequar plenamente às exigências futuras do Proconve L8, tornando o custo-benefício da adaptação inviável. A solução é apostar em uma nova plataforma.
Motivo principal: chegada do Toyota Yaris Cross e o foco na produção de veículos SUV, mais rentáveis e alinhados à demanda do consumidor.
Substituto: o Yaris Cross, que chegará com a grande vantagem de ser o SUV compacto híbrido mais acessível do mercado brasileiro, redefinindo o segmento.
Porsche Macan a combustão
Assim como o Porsche 718, o SUV Macan está passando por uma metamorfose total.
A Porsche já lançou a nova geração do Macan, que é totalmente elétrica, e a convivência entre as duas motorizações será breve. A versão a gasolina do Macan será descontinuada definitivamente em 2026, com foco total na produção do Macan EV.
Motivo principal: priorização da versão elétrica para atender ao mercado de SUVs de luxo.
Observação: o Macan a combustão (que ainda está em venda no Brasil) é a última chance de ter um SUV esportivo Porsche com motor a gasolina antes da eletrificação completa do modelo.
Modelos em observação: alta probabilidade de saída em 2026
Além dos confirmados, outros modelos têm futuro incerto no mercado nacional e podem dar adeus até o final de 2026:
Por que devo correr para garantir meu modelo?
Apesar da desvalorização ser uma preocupação comum ao comprar um carro que vai sair de linha, há um lado muito positivo: a oportunidade de negócio.
Descontos: historicamente, os modelos que estão prestes a ser descontinuados costumam ter os melhores descontos e condições especiais nas concessionárias. É o momento ideal para comprar um carro zero km por um preço que você não veria em outra época.
Carros comprovados: muitos desses veículos já tiveram suas mecânicas exaustivamente testadas ao longo de anos, o que garante a confiabilidade e facilita a manutenção, já que as peças são amplamente conhecidas.
Edições especiais: modelos icônicos, como o Camaro, ganham edições de despedida que se tornam verdadeiros itens de colecionador, podendo manter o valor ou até valorizar no futuro.
Se você busca um excelente negócio, com preços diferenciados e a qualidade de uma mecânica testada e aprovada, não há tempo a perder. O estoque de modelos que estão na lista dos carros que vão sair de linha em 2026 é limitado e se esgota rapidamente.
Não perca a chance de garantir o seu! Visite as concessionárias do Grupo Saga e aproveite as últimas unidades desses modelos.
