Saga? Aprenda a dirigir um carro automático

Aprenda a dirigir um carro automático

Data da postagem: 14/06/2021

Aprenda a dirigir um carro automático

Dirigir um carro automático é mais simples do que se imagina. A tecnologia foi criada justamente para facilitar a vida do motorista e diminuir as preocupações na hora de pegar a estrada. 

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados, pois a direção de um carro automático ou automatizado exige muita atenção. Quer saber por quê? Confira as dicas que separamos para você!

Dicas de como dirigir um carro automático

Para muitos motoristas, não há nada que possa substituir a praticidade e o conforto que sentem ao dirigir um carro automático. Tudo isso porque, ao dirigir, não é necessário pensar em mudar as marchas manualmente, prestando atenção no giro do motor.

Outra vantagem do carro automático é que quem está dirigindo pode descansar a perna esquerda e o braço direito. O fato de não precisar tirar a mão do volante garante a segurança na direção, aumentando a estabilidade.

Portanto, para que a direção seja feita com segurança, mesmo por quem está acostumando com um carro manual, uma dica é valiosa: esqueça o pé esquerdo. Por conta da sensibilidade, se você for destro (a), é mais seguro que você utilize o freio com o pé direito para evitar falhas ou freadas bruscas.

Para efetivamente dirigir, não tem nenhum segredo. Você deve manter o pé no freio e simplesmente mudar a alavanca para a posição desejada: D vai para frente, R vai para trás e N mantém o carro parado e não engatado. O P serve para estacionar o veículo.

Na hora de acelerar, você vai perceber que a aceleração é imediata, não é muito forte, mas é constante. Para que o veículo se movimente, basta tirar o pé do freio e tocar levemente o acelerador. Se estiver em um congestionamento, você não precisa ocar o carro em N quando precisar parar, basta deixar em D e controlar o movimento do veículo utilizando o freio.

Erros cometidos ao dirigir um carro automático

Subir rampas utilizando a posição D é um erro clássico. Para evitar desgaste em seu veículo, você deve optar pelo L ou 1, dependendo do fabricante do modelo. A opção foi feita justamente para enfrentar subidas íngremes.

Outro erro comum é trocar de N para D, ou vice-versa, quando o carro estiver em movimento. Isso não deve ser feito nem quando você estiver em um engarrafamento. Trata-se de um vício de quem está acostumado a ocar o carro manual no "ponto morto".

Você também não deve utilizar o freio de serviço em descidas longas. Isso pode causar um desgaste nas pastilhas por superaquecimento do sistema. Se houver a opção, dependendo do modelo que estiver dirigindo, utilize uma marcha mais reduzida.

Por fim, um erro de principiantes que pode causar acidentes é confundir o freio com o pedal de embreagem existente no carro manual. Se você não estiver acostumado a dirigir um carro automático, é preciso se concentrar para não ter o impulso de pisar na embreagem toda hora.

Diferenças entre carro automático e carro automatizado

Na prática, o carro automático e o automatizado têm a mesma função: deixar o motorista despreocupado na hora de selecionar a marcha para cada situação. Em ambos os casos, o sistema se encarrega de tudo.

A diferença é que câmbios automáticos modernos são controlados por sistemas eletrônicos, chamados de parte mecatrônica de transmissão. Os automatizados são mais simples e atuam sobre uma transmissão manual comum, com atuadores hidráulicos que são comandados eletronicamente.

Escolha sem medo um carro automático

Na hora de escolher o seu carro automático, você deve se preocupar com itens que você pensaria se fosse comprar um veículo de transmissão manual. Entretanto, você deve prestar mais atenção na economia de combustível e também na potência do carro, sempre pensando se aquele modelo escolhido atende suas necessidades.

Estas são as dicas preciosas do Grupo Saga para você que pretende migrar para o carro automático, mas está receoso se saberá dirigir o seu novo carro. E por falar em carro, que tal uma espiadinha em nossas marcas e modelos por aqui?

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: