Água do radiador: tire aqui suas principais dúvidas
Você sabe por que colocar água no radiador? Entenda a importância do fluido de arrefecimento e como a checagem correta evita problemas sérios no motor.
Data da postagem: 16/09/2025
Água do radiador: tire aqui suas principais dúvidas
Você tem o costume de fazer uma checagem geral no seu carro com frequência ou deixa isso apenas para as vésperas de uma viagem longa?
Se a sua resposta for a segunda opção, saiba que essa prática pode causar sérios problemas. Entre os itens mais importantes a serem verificados periodicamente está a "água" no radiador.
Caso você se esqueça de repor o líquido, o motor pode sofrer danos irreparáveis, correndo o risco até de fundir. Mas, a primeira coisa que você precisa saber é que, na verdade, o que vai no radiador não é apenas água, mas um fluido de arrefecimento especial.
Continue lendo para entender a importância desse item e como garantir a saúde do seu veículo com o Grupo Saga.
A complexidade do sistema de arrefecimento
Para entender a verdadeira importância do fluido, é necessário conhecer o sistema de arrefecimento do carro. Esse mecanismo, também conhecido como sistema de refrigeração, tem a função vital de manter a temperatura do motor dentro da faixa ideal de operação.
Quando o motor funciona, ele gera muito calor devido à combustão. O líquido de arrefecimento absorve esse calor e o transporta até o radiador, onde ele é dissipado para a atmosfera, resfriando o fluido para que ele possa retornar ao motor e reiniciar o ciclo.
O sistema é composto por vários componentes cruciais:
Radiador: dissipa o calor do líquido de arrefecimento.
Bomba d’água: faz o líquido circular pelo motor e radiador.
Reservatório de expansão: alojamento do líquido, onde é possível verificar o nível.
Válvula termostática: controla a temperatura do motor, liberando o líquido quente para o radiador.
Eletroventilador: acionado em situações de pouco fluxo de ar (como congestionamentos), para auxiliar no resfriamento.
Afinal, o que colocar no radiador? Água ou aditivo?
A dúvida sobre o que colocar no radiador é muito comum. Historicamente, a água pura era utilizada. No entanto, com os avanços tecnológicos nos veículos, essa prática se tornou obsoleta e perigosa.
O que se usa hoje é uma mistura de água desmineralizada e um aditivo à base de etilenoglicol, formando o líquido de arrefecimento.
Esse aditivo tem funções essenciais que a água sozinha não cumpre:
Anticorrosivo: protege as peças metálicas do sistema de oxidação e ferrugem, que poderiam danificar o motor.
Eleva o ponto de ebulição: impede que a água ferva a 100ºC, permitindo que o sistema trabalhe sob temperaturas mais altas sem superaquecer.
Diminui o ponto de congelamento: evita que o líquido congele em climas muito frios, o que poderia danificar as mangueiras e o motor.
O uso de água comum, como a da torneira, pode causar um acúmulo de minerais (como cálcio e magnésio) que corroem o motor e entopem as galerias de água, comprometendo a eficiência do sistema de arrefecimento.
Sinais de que há algo errado com a “água” do radiador
Estar atento aos sinais que o carro dá é fundamental para evitar problemas graves. Se o nível do líquido estiver baixando rapidamente, isso pode ser um indicativo de vazamento. Outros sinais de que há algo errado incluem:
Luz de aviso no painel: muitos carros modernos têm um sensor que indica quando o nível do fluido está baixo.
Superaquecimento do motor: o medidor de temperatura no painel pode subir acima do normal.
Vazamento: poças coloridas (a cor vem do aditivo) sob o veículo podem indicar um vazamento.
Como e quando checar o nível do fluido?
A checagem do nível do líquido de arrefecimento deve ser feita regularmente, especialmente antes de viagens longas. No Grupo Saga nossos especialistas recomendam uma verificação a cada 15 dias, seguindo estes passos:
Motor frio: a verificação deve ser feita com o motor completamente frio para evitar queimaduras, já que o sistema trabalha sob pressão e altas temperaturas.
Identifique o reservatório: ele é um recipiente translúcido, geralmente com uma tampa de rosca, e possui marcações de nível mínimo e máximo.
Verifique o nível do líquido: ele precisa estar entre as duas marcações. Se estiver abaixo, é necessário completar.
Importante: nunca use a torneira para completar. O ideal é usar o líquido de arrefecimento recomendado pelo fabricante do veículo, na proporção indicada.
Quando completar e quanto trocar completamente o fluido?
Não confunda a necessidade de completar com a de trocar o líquido. Enquanto completar é uma rotina, a troca completa do fluido deve seguir as recomendações do fabricante, que podem variar, mas geralmente ocorrem a cada 2 anos, para garantir que o sistema permaneça protegido.
A manutenção preventiva é sempre a melhor opção para evitar gastos maiores e inesperados. Cuidar do sistema de arrefecimento é uma das formas mais eficazes de prolongar a vida útil do motor do seu carro.
A famosa "água no radiador" é, na verdade, um componente crucial que protege o motor contra o superaquecimento, corrosão e congelamento.
Seguir essas recomendações e utilizar o fluido correto são atitudes simples, mas que garantem sua segurança e a longevidade do seu veículo.
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