A importância da sustentabilidade no setor automotivo

A importância da sustentabilidade no setor automotivo

Data da postagem: 20/01/2023

A importância da sustentabilidade no setor automotivo

Nos últimos anos, a sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutido em todos os setores, incluindo o automotivo. O relatório "O Caminho da Descarbonização do Setor Automotivo", divulgado pela Anfavea e BCG, destaca a importância de se investir em tecnologias limpas e sustentáveis para reduzir as emissões de gases poluentes e proteger o meio ambiente. Segundo o estudo, serão necessários investimentos de 150 bilhões de reais nos próximos 15 anos para alcançar essa meta.


De acordo com uma pesquisa realizada em agosto de 2021, o Brasil pode alcançar uma participação significativa de veículos elétricos em suas vendas, considerando o segmento como um todo e as políticas públicas atuais para a descarbonização. O estudo aponta que, caso o país mantenha o ritmo atual de crescimento, a participação de veículos elétricos nas vendas pode alcançar entre 12% a 22% em 2030 e entre 32% a 62% em 2035. Com isso, as montadoras globais estão se preparando para se adequar a um padrão mais sustentável.


Como promover a sustentabilidade no setor automotivo 

De acordo com a pesquisa da Anfavea, a redução de emissões de poluentes é a principal preocupação da indústria automotiva. Para alcançar essa meta, o mercado tem se concentrado em aumentar a frota de veículos elétricos, que são mais eficientes energeticamente, menos poluentes e mais silenciosos do que os veículos de combustão tradicionais, como gasolina, álcool ou diesel, pois não precisam queimar combustível para funcionar.


Além dos carros particulares, a indústria automotiva também precisa considerar a eletrificação para a frota de veículos pesados. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em 2018, ônibus e caminhões podem representar até metade da poluição atmosférica na região metropolitana de São Paulo. É necessário investir na transição para veículos elétricos para diminuir essa carga poluente na atmosfera.


O descarte adequado de baterias de veículos elétricos também é fundamental para a preservação ambiental. Se não for tratado de maneira correta, pode causar danos significativos à saúde do meio ambiente. Além disso, as montadoras podem investir em fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica, para aumentar sua neutralidade de carbono e economizar na produção de veículos elétricos.


A escolha do lubrificante certo é essencial para a sustentabilidade automotiva

Para garantir o bom funcionamento de veículos com motores convencionais e reduzir a emissão de poluentes, é importante controlar o consumo de combustíveis como gasolina, álcool ou diesel. Para isso, é necessário realizar revisões e manutenções preventivas com frequência, verificando se as peças estão em boas condições e se o lubrificante utilizado no motor tem a classificação e viscosidade adequadas para o tipo de veículo. Dessa forma, o motor ficará regulado, o que reduzirá o consumo de combustível e a emissão de CO2 para o meio ambiente.


Quando se trata de descartar lubrificantes, é importante tomar precauções devido ao seu alto poder de poluição do solo e da água. Hoje em dia, existem regulamentações como a Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que estabelecem quais estabelecimentos podem trocar ou vender óleos, além de coletar e armazenar lubrificantes para posterior coleta pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Além disso, parte do lubrificante pode ser reciclada e reutilizada.


A indústria automotiva no Brasil tem um caminho promissor para a sustentabilidade. Entidades estão se unindo para criar planos estratégicos para diminuir as emissões de carbono através da expansão de biocombustíveis. 


Além disso, existem programas e iniciativas governamentais que incentivam políticas com o mesmo objetivo. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como os preços elevados de baterias e veículos elétricos, a necessidade de investir em tecnologia e infraestrutura, e a necessidade de informar a população sobre as opções sustentáveis disponíveis no mercado. 


Dessa forma, tanto a indústria automotiva quanto a sociedade como um todo beneficiam-se com a preservação de recursos naturais, economia e melhor qualidade de vida.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: