7 Dicas especiais para cuidar bem do seu carro

7 Dicas especiais para cuidar bem do seu carro

Data da postagem: 29/01/2021

7 Dicas especiais para cuidar bem do seu carro

“Imagina que vou perder o meu precioso tempo ou final de semana cuidando do carro”. Este é o argumento que muitos dão para, às vezes, não dedicar ao próprio veículo uma série de cuidados básicos que deveriam ter.

Mas quem disse que vocêo precisa dedicar todo o seu tempo livre para cuidar do carro? Acredite, muitas ações de conservação são simples e não levam mais do que alguns poucos minutos do seu dia, dando, por outro lado, em troca, uma vida útil maior ao veículo.

Afinal, esse tipo de cuidado e manutenção prévios ajudam a evitar que o carro, futuramente, fique no “prego” e lhe deixe na mão nas horas mais cruciais. Sem falar, é claro, que isso evita gastos desnecessários e expressivos.

Então se ligue nestas dicas básicas:


Mantenha o carro limpo

Você sabe: a limpeza do carro não é meramente uma questão estética. Ao manter o interior do veículo limpo, você evita inclusive o acúmulo de substâncias prejudiciais à saúde, que podem causar crises de alergia (ácaros e fungos), bem como de vírus, como o Coronavírus. Além disso, a sujeira exterior compromete a pintura e outros componentes, podendo provocar diversas manchas.

Verifique o óleo do motor

Entre as funções do óleo estão a de refrigerar, limpar e lubrificar o motor. Fique atento ao mostrador do painel e ao adesivo colocado no para-brisa, locais que indicam o momento da próxima troca de óleo. Não ultrapasse a quilometragem indicada ou os seis meses atingidos - o que ocorrer primeiro.


Faça alinhamento e balanceamento

São dois serviços de manutenção essenciais, pois evitam o desgaste irregular dos pneus e aumentam a segurança dos passageiros. O ideal é realizá-los a cada 5.000 quilômetros ou após a troca de pneus e outros componentes. Caso ocorram batidas nas rodas ou enfrentamento de trechos longos de trepidações ou condições climáticas extremas, é recomendável também que se alinhe e balanceie.

Não mantenha o pé sobre a embreagem

Dirigir com o pé sobre a embreagem mantém o engate desacoplado parcialmente, o que causa patinação. Ao ocorrer essa “patinação”, o conjunto sofre desgaste excessivo e prematuro, levando a quebra da embreagem.

Não mantenha a mão sobre o câmbio

Muitas pessoas dirigem com a mão sobre o câmbio, o que pode acarretar sérios danos. A alavanca está diretamente conectada à caixa de marchas, assim qualquer pressão é rapidamente transmitida ao seletor. Portanto, restrinja o uso apenas às trocas de marchas.

Não dirija com o motor superaquecido

Caso o termômetro do veículo acuse superaquecimento, pare em um local seguro, abra a tampa do capô, espere o carro esfriar completamente. Em seguida verifique o reservatório de água. Se o volume estiver abaixo do nível recomendado pelo indicador no reservatório, complete com água normal ou aditivo.

Fique atento à pressão dos pneus

Você sabia que, ao trafegar com a pressão correta dos pneus, o consumo do combustível é reduzido, evitando o superaquecimento e consequentemente, o desgaste precoce e risco de acidentes? Portanto, não descuide disso. Vale lembrar que a pressão indicada varia de acordo com o modelo e o peso que o veículo carrega.




Compartilhe esse artigo nas redes sociais: