5 cuidados mensais que você deve ter com o carro

6 dicas de manutenção e reparo dos pneus do carro

Data da postagem: 29/03/2022

6 dicas de manutenção e reparo dos pneus do carro


Quatro em cada cinco brasileiros têm, como grande sonho de consumo, ter um carro.

Um bem tão desejado e, em sua maioria, conquistado com bastante suor e dedicação precisa, é claro, ser muito bem cuidados, para que, assim, a durabilidade dele se torne maior.

Ou seja, não basta ter, como único cuidado, a preocupação de abastecer ou lavar o veículo frequentemente. Embora esses sejam os cuidados com carro mais conhecidos, existem também outros aspectos do veículo aos quais você deve se atentar mensalmente. 

Por isso, preparamos a seguir uma lista com cinco cuidados mensais que você deve ter com o seu carro para que ele se mantenha em bom estado por mais tempo.

Atenção com os freios

O importante é dar uma checada, mensalmente, no líquido de freio. Caso perceba que ele vem baixando muito depressa, fique atento: isso pode indicar algum vazamento no sistema das bombas principal e auxiliar ou no próprio encanamento, o que exige reparação, ou substituição de peças.

Se nenhum vazamento foi constatado, essa diminuição pode estar relacionada ao desgaste das pastilhas e discos. Nesse caso, não deixe de levar o seu veículo ao mecânico e peça-o para dar uma verificada no freio de estacionamento também.

Cheque as correias do motor

Elas estão em vários locais, seja no alternador, ventilador, direção hidráulica ou ar condicionado, e tendem a se desgastar rapidamente. Fique de olho para conferir se não houve diminuição nas espessuras e surgimento de rachaduras. Caso exista alguma avaria do tipo, substitua as correias imediatamente.

Cuide bem dos pneus

Com os pneus, a principal preocupação é com o desgaste. Analise os seguintes itens: se você notar uma parte mais gasta no centro da roda, é sinal de que a calibração está acima da indicada pelo fabricante; contudo, se o desgaste for maior nas laterais é porque a calibragem está abaixo do recomendado.

Mas, se o desgaste estiver especificamente do lado interno ou externo mostra a necessidade de alinhamento da suspensão. A calibragem correta evita desgastes precoces e também na economia de combustível. Procure fazer periodicamente e com o veículo frio, geralmente a cada 15 dias. Para saber a calibragem ideal, recorra ao manual do proprietário e não se esqueça também de conferir o estepe.

Verifique o óleo

Um dos itens de suma importância na lista de cuidados com o carro é o óleo, pois é ele que lubrifica as partes móveis do motor e evita quebras, gerando o perfeito funcionamento do sistema. 

Siga de acordo com o manual do proprietário, que diz o tipo e periodicidade da troca. Caso você ignore isso, haverá falhas na lubrificação interna e avarias profunda no interior do motor.

Com a vareta do óleo, você analisa a quantidade e o estado do óleo. Você deve averiguar visualmente, com o motor frio e em uma superfície plana. 

Se estiver abaixo, você pode pedir a troca no seu mecânico de confiança ou em postos de combustível autorizados. Peça para verificar possíveis vazamentos também.

Olhe o radiador

Faça a inspeção visual a fim de detectar fugas ou irregularidades na superfície e nunca deixe de estar atento ao nível do líquido de arrefecimento, abastecendo caso necessário. 

Dê preferência pelo abastecimento com líquido de arrefecimento próprio, o que evita danos ao motor causados por impurezas. 

Mas atenção: caso tenha que abastecer o reservatório constantemente, é um sinal que pode existir um vazamento. Nesse caso, leve ao seu mecânico de confiança para uma avaliação. 

A verificação deverá ser feita com o motor frio e a tampa do radiador deverá estar sem rachaduras e sempre limpa.

Lave corretamente o seu carro

Esse é um detalhe que muitas pessoas “acham que sabem”, mas no fundo acabam cometendo enganos que podem prejudicar o brilho do veículo. 

Para evitar esses erros e deixar seu automóvel sempre brilhando, sugerimos que você retire as sujeiras mais pesadas com jatos de água. 

Em seguida encha um balde com água e xampu automotivo ou sabão neutro (preferência para os com glicerina) e inicie pelo teto, ou seja: lave o carro aos poucos, sempre de cima para baixo.

Enxágue cada parte cuidadosamente antes de começar outro setor e para secar utilize um pano de microfibra. Eles são encontrados em supermercados e absorvem mais água. 

Se não for possível, escolha uma toalha macia e limpa para não criar hologramas (unhas de gato) na pintura.

Aprendeu bem, com nossas 5 dicas, sobre como ter um cuidado mensal com o seu carro? Maravilha!

Que tal agora conhecer a melhor concessionária do Brasil e sair de lá com o seu carro novo? O Grupo Saga, famoso por ser uma Casa de Amigos, está pronto para te auxiliar na compra do seu veículo. 

Clique aqui na marca de sua preferência e conheça mais sobre o nosso portfólio de veículos e marcas.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: