5 cuidados mensais que você deve ter com o carro

5 cuidados mensais que você deve ter com o carro

Data da postagem: 13/04/2022

5 cuidados mensais que você deve ter com o carro


Quatro em cada cinco brasileiros têm, como grande sonho de consumo, ter um carro.

Um bem tão desejado e, em sua maioria, conquistado com bastante suor e dedicação precisa, é claro, ser muito bem cuidados, para que, assim, a durabilidade dele se torne maior.

Ou seja, não basta ter, como único cuidado, a preocupação de abastecer ou lavar o veículo frequentemente. Embora esses sejam os cuidados com carro mais conhecidos, existem também outros aspectos do veículo aos quais você deve se atentar mensalmente. 

Por isso, preparamos a seguir uma lista com cinco cuidados mensais que você deve ter com o seu carro para que ele se mantenha em bom estado por mais tempo.

Atenção com os freios

O importante é dar uma checada, mensalmente, no líquido de freio. Caso perceba que ele vem baixando muito depressa, fique atento: isso pode indicar algum vazamento no sistema das bombas principal e auxiliar ou no próprio encanamento, o que exige reparação, ou substituição de peças.

Se nenhum vazamento foi constatado, essa diminuição pode estar relacionada ao desgaste das pastilhas e discos. Nesse caso, não deixe de levar o seu veículo ao mecânico e peça-o para dar uma verificada no freio de estacionamento também.

Cheque as correias do motor

Elas estão em vários locais, seja no alternador, ventilador, direção hidráulica ou ar condicionado, e tendem a se desgastar rapidamente. Fique de olho para conferir se não houve diminuição nas espessuras e surgimento de rachaduras. Caso exista alguma avaria do tipo, substitua as correias imediatamente.

Cuide bem dos pneus

Com os pneus, a principal preocupação é com o desgaste. Analise os seguintes itens: se você notar uma parte mais gasta no centro da roda, é sinal de que a calibração está acima da indicada pelo fabricante; contudo, se o desgaste for maior nas laterais é porque a calibragem está abaixo do recomendado.

Mas, se o desgaste estiver especificamente do lado interno ou externo mostra a necessidade de alinhamento da suspensão. A calibragem correta evita desgastes precoces e também na economia de combustível. Procure fazer periodicamente e com o veículo frio, geralmente a cada 15 dias. Para saber a calibragem ideal, recorra ao manual do proprietário e não se esqueça também de conferir o estepe.

Verifique o óleo

Um dos itens de suma importância na lista de cuidados com o carro é o óleo, pois é ele que lubrifica as partes móveis do motor e evita quebras, gerando o perfeito funcionamento do sistema. 

Siga de acordo com o manual do proprietário, que diz o tipo e periodicidade da troca. Caso você ignore isso, haverá falhas na lubrificação interna e avarias profunda no interior do motor.

Com a vareta do óleo, você analisa a quantidade e o estado do óleo. Você deve averiguar visualmente, com o motor frio e em uma superfície plana. 

Se estiver abaixo, você pode pedir a troca no seu mecânico de confiança ou em postos de combustível autorizados. Peça para verificar possíveis vazamentos também.

Olhe o radiador

Faça a inspeção visual a fim de detectar fugas ou irregularidades na superfície e nunca deixe de estar atento ao nível do líquido de arrefecimento, abastecendo caso necessário. 

Dê preferência pelo abastecimento com líquido de arrefecimento próprio, o que evita danos ao motor causados por impurezas. 

Mas atenção: caso tenha que abastecer o reservatório constantemente, é um sinal que pode existir um vazamento. Nesse caso, leve ao seu mecânico de confiança para uma avaliação. 

A verificação deverá ser feita com o motor frio e a tampa do radiador deverá estar sem rachaduras e sempre limpa.

Lave corretamente o seu carro

Esse é um detalhe que muitas pessoas “acham que sabem”, mas no fundo acabam cometendo enganos que podem prejudicar o brilho do veículo. 

Para evitar esses erros e deixar seu automóvel sempre brilhando, sugerimos que você retire as sujeiras mais pesadas com jatos de água. 

Em seguida encha um balde com água e xampu automotivo ou sabão neutro (preferência para os com glicerina) e inicie pelo teto, ou seja: lave o carro aos poucos, sempre de cima para baixo.

Enxágue cada parte cuidadosamente antes de começar outro setor e para secar utilize um pano de microfibra. Eles são encontrados em supermercados e absorvem mais água. 

Se não for possível, escolha uma toalha macia e limpa para não criar hologramas (unhas de gato) na pintura.

Aprendeu bem, com nossas 5 dicas, sobre como ter um cuidado mensal com o seu carro? Maravilha!

Que tal agora conhecer a melhor concessionária do Brasil e sair de lá com o seu carro novo? O Grupo Saga, famoso por ser uma Casa de Amigos, está pronto para te auxiliar na compra do seu veículo. 

Clique aqui na marca de sua preferência e conheça mais sobre o nosso portfólio de veículos e marcas.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais: