Carro Hyundai Creta

Como lavar seu carro corretamente

Quem sabe a importância que um veículo tem no dia a dia deve cuidar sempre do carro que está na garagem. É por isso que separamos detalhes de como lavar seu carro corretamente.
Os cuidados vão muito além de manutenção e estética, a limpeza é fundamental para impedir manchas definitivas e a proliferação de bactérias no interior.
Veja dicas de como lavar o carro corretamente:

Por onde começar?

Interior de um veículo
Antes de tudo, é preciso definir se você vai fazer a lavagem do veículo em um local que presta esse tipo de serviço ou em casa. Ao escolher um lava-rápido, é preciso perguntar o tipo de produto que é utilizado, os métodos e procurar referências.
Em casa, a limpeza também pode ser feita de forma simples. A recomendação é que o carro seja lavado de cima para baixo.
Comece a lavar o teto, que é um local esquecido por muitos na hora da limpeza. Em seguida, limpe os vidros e as portas, até chegar na parte inferior. Por fim, não se esqueça de lavar os cantos, detalhes e locais onde quase não se vê.
As rodas e os pneus também devem ser higienizados, para dar um aspecto de carro novo e limpo. Para ficar brilhando, a indicação é utilizar um líquido próprio para a finalidade, o chamado “pretinho”.
Após fazer toda a lavagem interna, faça a limpeza interior com um aspirador de carro e pano úmido. Evite molhar o veículo por dentro para não danificar peças e componentes eletrônicos.

Lavar com água ou a seco?

Pneu
A lavagem com água é a mais fácil e tradicional, porém, sua conta de água vai vir mais cara, além de não ser uma prática sustentável utilizar uma mangueira para fazer esse tipo de lavagem.
Por outro lado, se você colocar água em baldes, poderá ensaboar e enxaguar o veículo de forma prática, econômica e sustentável.
Outra opção é a lavagem a seco, que nada mais é que a limpeza do carro com alguns produtos específicos, vendidos em kits disponíveis em mercados e lojas especializadas em veículos.
Para optar pelo tipo de lavagem, é preciso avaliar o tempo que cada procedimento leva e o valor, uma vez que a eficiência da limpeza é a mesma.

Produtos indicados

Nunca improvise na hora de lavar o carro. Utilize apenas produtos específicos que foram desenvolvidos para a lavagem do seu veículo.
Evite usar detergentes, buchas, esponjas de louça ou qualquer material que não é vendido com a finalidade de ser utilizado no veículo.
Vale à pena investir em shampoos automotivos, pano de algodão, sabão neutro (não detergente!) e esponjas próprias para a lavagem de veículos. O prejuízo com manchas e pintura danificada pode ser muito maior que o investimento em produtos apropriados.

Secagem ao sol

Carro no sol
Não é recomendado lavar o carro sob o sol, porque se o sabão secar ou escorrer em locais que você não consegue ver, o carro vai ficar manchado e ter pintura comprometida.
Se lavar não é recomendado, secar também é uma prática arriscada. Opte sempre por locais fechados para lavar seu veículo e seque o carro com um pano de algodão para evitar marcas.

Além da lavagem, faça também uma revisão no seu veículo

Lavar seu carro não é o único jeito de cuidar do veículo que te transporta diariamente. Visite uma concessionária do Grupo Saga e agende uma revisão no seu veículo!

A Saga é uma das maiores concessionárias do país e possui lojas em Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia. Veja a concessionária mais perto de você e agende já uma revisão!