Carro na estrada

Como agem o controle de tração e estabilidade

Na hora de comprar o seu novo veículo, você sempre se depara com duas configurações que são consideradas um plus no carro: o controle de tração e estabilidade.
Os nomes parecem óbvios: um mecanismo controla a tração do carro e o outro, a estabilidade. Entretanto, as funções vão muito além do que aparentam, trazendo muito mais segurança para o veículo que vem com os recursos.
Afinal, você sabe como agem o controle de tração e estabilidade?
Separamos para você todos os detalhes, que vão matar sua curiosidade de uma forma simples e didática. Dê uma conferida!

Controle de estabilidade

Controle de estabilidade
O controle de estabilidade também é chamado de ESP em algumas fichas técnicas. O nome vem do inglês Electronic Stability Program, que significa Programa Eletrônico de Estabilidade.
O sistema eletrônico atua diretamente nos freios com o objetivo de evitar que o motorista perca o controle da direção em curvas ou desvios de caminho que sejam feitos de forma brusca.
Para atuar corretamente no sistema de freios do carro e garantir a segurança e estabilidade do veículo, o sistema analisa a rotação de cada uma das rodas e identifica se está de acordo com a velocidade do veículo.
Quando o sistema identifica que o carro está perdendo aderência, o controle de estabilidade aciona o freio para corrigir a trajetória do carro. O acionamento é feito de forma sutil, mas suficiente para que o carro não saia da pista, evitando que o motorista perca o controle.
O controle de estabilidade tem níveis de atuação, que variam do mais leve, controlando menos a frenagem do carro em situações de risco, até o mais avançado, que requer total controle dos freios do veículo em curvas e desvios bruscos.

Controle de tração

Controle de tração
Assim como o controle de estabilidade, o controle de tração também utiliza os freios para que o mecanismo possa funcionar. Também conhecido como TCS, do inglês Traction Control System, o recurso evita o giro em falso de uma roda ou mais.
Para funcionar, o sistema reduz o torque na roda que está perdendo a tração, por meio de ação sobre os freios ABS.
A tecnologia, em geral, é associada ao controle de estabilidade. Juntos, os sistemas evitam que o carro fique patinando em terrenos mais difíceis. O motorista sente falta do recurso em pisos molhados, com nele ou lama, por exemplo.
O torque, em geral, é gerenciado pelo acionamento dos freios. Entretanto, em alguns casos, também pode ser controlado por meio do diferencial eletrônico ou mesmo pelo próprio motor.
Ambos os dispositivos são itens de segurança e comodidade que saem de fábrica com os veículos recentemente lançados. Juntos, os mecanismos permitem que o motorista tenha mais controle do veículo em situações de direção em locais difíceis.
Se você pretende comprar um carro para dirigir em ambientes off-road, viajar ou pegar chuva com frequência, escolha sempre um veículo que ofereça ambas as opções.
Combinados, o controle de tração e estabilidade permitem que o carro sempre esteja no controle de quem está dirigindo, evitando colisões, capotamentos e atolamentos no meio do caminho!

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